terça-feira, 15 de novembro de 2016

PROGRAMA EMPREENDEDORISMO NAS ESCOLAS DA REGIÃO DE COIMBRA

Oficinas iniciam formação de professores O programa Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra, promovido pela CIM Região de Coimbra, arrancou nos passados dia 4 e 5 de Novembro, com a realização do colóquio “Empreendedorismo e Criatividade na Região de Coimbra”, que contou com a participação de cerca de 200 docentes e alunos.
Na 4.ª edição do programa, a CIM Região de Coimbra alarga a sua intervenção às escolas do 1.º ciclo do ensino básico e avança, pela primeira vez, no 3.º ciclo, com a iniciativa “Expo Empresas”. As turmas serão desafiadas a criar a sua própria empresa tendo em consideração as características territoriais do seu município de forma particular e da Região de Coimbra de forma alargada, tendo os alunos como empresários. O modelo do concurso de ideias municipais e intermunicipais mantém-se o mesmo para os alunos do ensino secundário e profissional. Durante esta semana, iniciam-se seis oficinas de formação: três destinadas a professores do 1.º ciclo e outras três destinadas a professores de 3.º ciclo do ensino básico, ensino secundário e profissional.
O Secretário Executivo da CIM Região de Coimbra, e o Diretor do CFAE Nova Ágora, João Paulo Janicas marcaram presença, esta segunda-feira, na abertura da oficina CFAE Nova Ágora, instalada na Escola Secundária Dom Duarte, em Coimbra. Após as boas vindas, pelo Diretor do CFAE Nova Ágora, João Paulo Janicas, o Secretário Executivo da CIM Região de Coimbra, Jorge Brito afirmou que o projeto Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra “é muito caro à CIM” pelo reconhecimento que tem merecido da comunidade educativa e que se traduz no aumento crescente do interesse e da adesão por parte dos professores e dos alunos. Além de agradecer o empenho dos formadores da Gesentrepreneur no êxito das anteriores edições do programa, o Secretário Executivo da CIM Região de Coimbra manifestou “total disponibilidade” da CIM no apoio às iniciativas da comunidade educativa e na utilização, pelos alunos, dos mecanismos legais de proteção de propriedade intelectual, de modo a defender as ideias resultantes das atividades inseridas no programa Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra.
A oficina CFAE Nova Ágora para o presente ano letivo que, é composta pela CFAE Minerva, CFAE Beira Mar e CFAE Coimbra Interior – com início dos trabalhos previsto até ao próximo dia 17 de Novembro. Para além destes CFAE, o programa conta ainda com o apoio dos CFAE Planalto Beirão e CFAE Adolfo Portela. O programa Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra tem como principais objetivos, o desenvolvimento de soluções educativas e de formação em empreendedorismo, baseadas num modelo de ensino próprio e na metodologia “learning by doing”, a criação de uma cultura empreendedora, apostando no desenvolvimento de competências e na resolução de problemas e desafios e o desenvolvimento do empreendedorismo local.

Este programa destina-se aos/às alunos/as e docentes do 1.ºciclo do ensino básico, do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário/profissional dos estabelecimento de ensino dos municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares. O programa é cofinanciado pelo Programa Operacional Regional Centro 2020 e pelo FEDER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário