terça-feira, 15 de novembro de 2016

Braga vai ser sede de Centro Europeu de Ciência

Resultado de imagem para Braga vai ser sede de Centro Europeu de Ciência
A Comissão Europeia aprova candidatura para a criação de Centro de Investigação de Excelência em Medicina Regenerativa e de Precisão em Portugal.
Este financiamento de 15 milhões de Euros foi aprovado pela Comissão Europeia. A candidatura estabelece a criação de um novo "grande centro de investigação de excelência europeu que terá sede em Portugal e funcionará sob a coordenação da Universidade do Minho", pode ler-se num comunicado da instituição.
O projeto conta, para além dos 15 milhões de euros de financiamento direto da CE, com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), e das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regionais (CCDR) do Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo.
Prevê-se que o investimento total na instalação do novo centro nos próximos sete anos aproxime-se dos 100 milhões de euros, acrescidos das verbas próprias conseguidas em concursos e contratos pelos investigadores afetos ao novo centro.
Foram apresentadas a este concurso TEAMING 170 candidaturas com origem nos mais diversos países da Europa, tendo sido selecionadas 31 para uma segunda fase e, destas, só 10 foram selecionadas para serem financiadas por Bruxelas.
"A iniciativa aprovada tem como objetivo criar em Portugal um novo centro de investigação de excelência, multicampi, na área de Medicina Regenerativa e de Precisão, sendo coordenada cientificamente pelo professor Rui L. Reis, vice-reitor da UMinho e diretor do Grupo 3B"s".
De acordo com a nota de imprensa, "o The Discoveries Centre pretende focar-se em investigação multidisciplinar, que será traduzida em métodos inovadores para serem aplicados na prevenção e tratamento de doenças músculo-esqueléticas, neuro-degenerativas e cardiovasculares. Resulta de uma parceria, um processo de "teaming", entre cinco universidades portuguesas - Minho, Porto, Aveiro, Lisboa e Nova de Lisboa - e a University College London (UCL), do Reino Unido, líder mundial em Ciências e Tecnologias da Saúde. Terá sede no Minho (AvePark), campi no Porto, Aveiro e Lisboa, para além de um campus de suporte no centro de Londres"
Fonte e Foto: TSF
__________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário