Caso de sucesso em vários países do mundo, a hidroponia é uma técnica de cultivo de plantas através da água e sem recurso ao solo.
A estreia desta solução em Angola faz-se assim pelas mãos da «Hidrobem», empresa criada pelos investidores com o objetivo de operacionalizar no mercado interno todo o processo de criação e execução da prática do negócio.
A empresa «Hidrobem» escolheu como parceiro para a implementação técnica da solução global a empresa «Litoral Regas» sediada em Mira.
Desde os tubos de NFT concebido e desenhados pela Litoral Regas, até ao sistema de canais para cultivo em saco, passado pela filtragem GreencleanLR, pelas estufas, pelo controlo climático Agritec e até à solução integrada de fertirrega com a nova gama de maquinas Hidrotek- VRT tudo foi concebido pela empresa sediada em Mira
Os principais objetivos da «Hidrobem» para a implementação do primeiro Polo de Hidroponia de Angola passam pela contribuição para o fomento do agro-negócio bem como pela diminuição da importação de produtos agrícolas.
A escolha do sistema não se prende exclusivamente por ser um sucesso internacional, mas teve sobretudo em conta um estudo de mercado realizado ao sector agrícola angolano. A hidroponia poderá colmatar uma boa parte dos riscos de um investimento agrícola, pois com pequenas unidades de exploração, sem elevados requisitos de know-how, é possível a produção de quantidades consideráveis de um produto de alta qualidade/durabilidade, numa relação de proximidade com o cliente.
Outra das vantagens é a produção junto dos grandes centros urbanos e não dependência do solo para a mesma. Permite produzir um produto com mais qualidade e sem pesticidas, porque cresce num ambiente controlado o que reduz drasticamente a exposição às pragas e doenças.
Graças às enormes vantagens da hidroponia e do cultivo protegido é ainda possível escolher o tipo de produção independentemente da altura do ano, já que as condições climatéricas não são influência direta.
O primeiro Polo de Hidroponia de Angola nasce após um investimento de 160 milhões de kwanzas. A primeira fase do investimento foi implantada numa propriedade de dois hectares, com uma exploração de 2000 metros quadrados de estufas.
Até ao final de 2017 a empresa pretende avançar com a segunda fase, expandindo o projeto para um hectare de exploração, para além de um centro de formação e de uma agro-indústria de processamento.
A empresa nasce de uma parceria entre o investidor Cremildo Paca que uniu forças com investidores portugueses do grupo «Kibabo» para juntos assinarem um projeto agrícola inovador, «o primeiro Pólo de Hidroponia de Angola», que vai operar no recém-criado Parque Agrícola do Kikuxi
Cremildo Paca é jurista, com provas dadas em Angola na área do direito. Trocou os tribunais pela agricultura no seu mais recente projeto, na luta pela tão necessária diversificação económica.
No arranque da exploração, a 22 de Março, a «Hidrobem» já estará a produzir tomate, alface, salsa, manjericão, camomila, coentros, hortelã, agrião e cebolinho. Seguir-se-ão rúcula, poejo, orégãos, pimento, pepino entre outras.
A inauguração do projeto está marcada para esta Quarta-feira, 22 de Março. Marcarão presença o ministro da Agricultura, Marcos Nhunga, vários organismos públicos do sector e stakeholders do mercado angolano.