Nove distritos do continente estão, esta quarta-feira, sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte e queda de neve.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Coimbra, Leiria e Lisboa vão estar sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte, prevendo-se ondas de noroeste com 05 a 06 metros, podendo atingir os 09 a 11 metros, entre as 21:00 de hoje e as 06:00 de quinta-feira.
Estes três distritos bem como Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso amarelo, prevendo-se ondas de noroeste com 04 a 4,5 metros, até às 18:00 de quinta-feira.
O IPMA colocou também sob aviso laranja os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Viseu e Guarda devido à previsão de queda de neve acima de 800/1000 metros, descendo gradualmente a quota para 400/600 metros, entre as 12:00 de hoje e as 00:00 de quinta-feira.
Também por causa da queda de neve, o IPMA colocou sob aviso amarelo os distritos de Bragança, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco entre as 06:00 de hoje e as 00:00 de quinta-feira.
O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado.
Segundo o IPMA, o aviso amarelo, o terceiro mais grave significa situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Por causa do mau tempo, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou na terça-feira que, nos próximos dias, prevê-se precipitação, descida das temperaturas máxima e mínima, queda de neve e agitação marítima com ondas que poderão chegar aos cinco metros.
Após reunião hoje realizada com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) sobre as condições meteorológicas para os próximos dias, a ANPC aconselhou a população a ter cuidados e adotar comportamentos preventivos.
Fonte: JN
Nenhum comentário:
Postar um comentário