quarta-feira, 16 de agosto de 2017

360º - O que já se sabe da tragédia da Madeira: uma guerra de árvores, dúvidas e contradições; Trump a dividir culpas racistas; e o empate do Sporting

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 

... sete dos 49 feridos da tragédia provocada pela queda de uma árvores na Madeira continuam internados em estado grave. Dois deles são crianças. hospital acaba de fazer o ponto da situação sobre o acidente que ontem provocou 13 mortos, cujas identidades já são conhecidas. Eis para já o que se sabe e o que não se sabe do caso que assombrou a festa da Senhora do Monte no dia de Assunção de Maria: há uma guerra de árvores, várias dúvidas e muitas contradições. 

Da tarde e noite de ontem fica o resumo do que publicámos:

Das outras notícias da manhã, a maior novidade vai para o novo nome da TAP, que se voltará a chamar Air Portugal a 14 de setembro, segundo o Jornal de Negócios. No DN, o destaque vai para as pressões que Bloco e PCP estão a fazer junto do Governo para acabar com os cortes no subsídio de desemprego. Já oPúblico traz em manchete um dossier com os vários ramos da investigação à PT e aos seus gestores por gestão danosa, com pormenores de bastidores e de reuniões secretas.



Outra informação importante 
Nos incêndios, o ponto da situação também se mantém trágico. Depois do grande fogo na Serra da Gardunha e no Fundão, Castelo Branco teve de activar o seu
plano de emergência municipal. Esta manhã ainda há oito grandes fogos em curso. António Costa, entre apresentações autárquicas, continua a criticar o "aproveitamento político das tragédias".

Trágica é também mais uma reação de Trump aos incidentes de Charlottesville. Depois de ter criticados os grupos nazis e supremacistas, agora disse que houve culpas dos "dois lados" ("e então a alt-left que carregou sobre a alt-right, tem algum tipo de culpa?"), aumentando uma polémica que já o fez perder seis conselheiros. A análise do New York Times é demolidora (diz que Trump legitima os grupos racistas) e o fact check ao papel da 'alt-left' na marcha da Virginia também não deixa dúvidas (o Presidente está a mentir). Guterres decidiu usar também o Twitter para condenar a xenofobia.

E há mais uma dor de cabeça para Trump (e para o mundo)O Irão ameaça sair do acordo nuclear caso os Estados Unidos continuem com a sua política de "sanções e coerção". 

Na frente Coreia do Norte, o  secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, voltou a dizer que os EUA querem dialogar com Pyongyang. E Kim Jon-un respondeu afirmando que vai esperar para ver "o que fazem os tolos dos ianques" antes de agir.

A guerra contra os turistas em Barcelona levou a autarquia a decretar "tolerância zero". Já foramfechados 2.332 apartamentos sem licença para arrendamento temporário. Por iniciativa própria, a Airbnb fechou mil das suas ofertas

Na Serra Leoa há uma tragédia em cursoas enxurradas já fizeram mais de 300 mortos e 600 desaparecidos.

Um Sporting sem ideias não foi além de um empate sem golosfrente a um Steua de Bucareste reduzido a 10 na primeira mão do playoff da Liga dos Campeões. Foi um bluff falhado de Jesus que o obriga a discutir a eliminatória (e os milhões da prova) na Roménia, escreve o Bruno Roseiro. Mas vai ser preciso contrariar a história (ora veja porquê).

Em Espanha, joga-se hoje a segunda mão da Supertaça entre Real Madrid e BarcelonaZidane mostrou-se "muito incomodado" com a suspensão de cinco jogos com que Ronaldo foi castigado depois do empurrão ao árbitro no jogo em Camp Nou. Ronaldo que vai disputar o título de "jogador do ano" da UEFA com Messi e Buffon.

A Volta a Portugal terminou com a vitória de um espanhol. Raúl Alarcón, agora conhecido como a Máquina, andou a lavar carros antes do ciclismo. Mas não foi só ele quem deu o primeiro triunfo à W52 FC Porto.



Os nossos especiais

Houve pelo menos um português em Pearl Harbour. Em 1942, Charles Trindade foi para os EUA para ser um self-made man, mas acabou a combater os japoneses na II Guerra Mundial. Aos 94 anos, contou ao João de Almeida Dias como via os kamikazes de perto e como fazia gelado.
Do passado para o presente, já é possível aplicar a tecnologia do espaço na Terra. A Cristiana Faria Moreira foi ver como o fazem cinco startups portuguesas que calculam a qualidade do ar, localizam animais ou medem tacadas de golfe.



A nossa opinião

  • Maria João Avillez escreve mais uma crónica de verão: "Mas a quem preocupa hoje o esmorecimento do modelo tradicional familiar se ele é propagado como tendo passado de moda, saído de linha, estar “descontinuado”?".
  • Maria João Marques escreve sobre Trump e os paralelismos portugueses: "Os trumpistas do lado esquerdo poderão continuar a chamar racista sem medo do ridículo, nem percebem que a gritaria de ‘racista’ os faz parecer maluquinhos quando o visado é casado com uma guineense".
  • Luís Aguiar-Conraria escreve sobre o PSD: "Agora, à homofobia, juntam o racismo e a xenofobia. Nunca o PSD desceu tanto e fê-lo com Passos Coelho na liderança".
  • Rui Ramos escreve sobre as declarações do ministro da Agricultura: "O país teria agradecido se o Dr. Capoulas tivesse garantido duas coisas simples: a aplicação das leis já existentes e a responsabilização dos faltosos. Mas o ministro prefere rivalizar com D. Dinis".
  • Paulo Trigo Pereira escreve sobre os desafios e riscos de Portugal ate 2019: "O horizonte adequado de governação são duas legislaturas ou mesmo uma década, até porque os problemas de que padece o país não se resolvem numa legislatura. Esta é apenas uma legislatura de transição".
  • Laurinda Alves escreve sobre o stress das férias: "Há clássicos eternos que podem ser evitados ou, pelo menos, minimizados se as prioridades forem bem geridas em férias. Nomeadamente se formos capazes de desligar telemóveis e computadores".
  • Paulo Sande escreve sobre os incidentes em Charlottesville: "Cada vez mais pessoas, em mais países, e Portugal não é excepção, adoptam a retórica da “gente como nós”. Uma sigla, em português, resume o fenómeno: são “gcn”, ou, inversamente, não são como nós".
 

    Notícias surpreendentes
    Hoje começa o festival de Paredes de Coura. A Sara Otto Coelho detalhou o programa das festas: saiba como chegar, o que fazer, onde ficar e, claro, o que ouvir.

    Há precisamente 40 anos, a notícia da morte súbita de Elvis Presley correu mundo e lançou em desespero milhões de fãs. Ficam dez canções para homenagear o "Rei" que se tornou um mito

    Nas habituais sugestões de férias, deixo-lhe um guia de viagens por Nantesuma cidade histórica onde um elefante mecânico é rei.

    Uma curiosidade: conhece aqueles símbolos eletrónicos que usamos todos os dias? Sabe a sua origem? Da arroba, ao play, alguns vêm da II Guerra Mundial e todos têm uma história.

    Outra curiosidade, ou melhor, 30. São invenções japonesasque incluem guarda-chuvas com aproveitamento de água e almofadas para todos os gostos.

    Depois destas notas mais leves, volto ao tema do dia. O Observador vai continuar a acompanhar a nova tragédia na Madeira ao longo desta quarta-feira, com reportagens da Rita Ferreira. Passe por cá, e encontrará também todo o resto da atualidade 

    Depois de um feriado triste, desejo-lhe uma quarta-feira mais feliz
    a9932316-dfb0-4f1b-86c6-23f175ba1607.png
    AUTÁRQUICAS 2017
    O seu presidente de câmara fez alguma promessa que não cumpriu? Preencha o formulário para os jornalistas do Observador investigarem.
    Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
    no Facebook no Twitter por e-mail
    Leia as últimas
    em observador.pt
    Leia as últimas
    em observador.pt
    Observador
    ©2017 Observador On Time, S.A.
    Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário