quinta-feira, 15 de março de 2018

9ª Edição do Prémio Dignitas Prémio Dignitas 2017


Está aberto o processo de candidatura à 9ª edição do Prémio Dignitas, uma distinção da Associação Portuguesa de Deficientes que conta com o apoio da Escola Superior de Comunicação Social e, na presente edição, da Fundação Vodafone Portugal. As candidaturas deverão ser formalizadas até ao dia 31 de março de 2018, junto da sede da Associação Portuguesa de Deficientes, pessoalmente ou por correio.

O Prémio Dignitas destina-se a premiar os melhores trabalhos, publicados ou difundidos nos órgãos de comunicação social portugueses, realizados por profissionais da comunicação social, subordinados ao tema da deficiência e que promovam a dignidade das pessoas com deficiência, os seus direitos humanos e a sua inclusão social.

Podem concorrer profissionais da comunicação social portugueses ou residentes em Portugal e as candidaturas poderão ser individuais ou coletivas. Podem igualmente candidatar-se ao Prémio Dignitas estudantes de Comunicação das Escolas Superiores e Faculdades de todo o País. Os trabalhos nas categorias de Jornalismo e de Estudante não são cumuláveis.

As matérias a concurso, publicadas em 2017, terão necessariamente que ser editadas em português. Ao 1º Prémio é atribuído um valor pecuniário de 4.000,00 euros e às restantes categorias 2.000,00 euros a cada uma (Imprensa, Rádio, Televisão e Jornalismo Digital). No caso do Prémio Dignitas Jornalismo Universitário, o prémio é de 1.500,00 euros. O Júri poderá ainda atribuir Menções Honrosas.

A atribuição do Prémios Dignitas referente ao ano 2017 será efetuada no dia 8 de maio de 2018, no Auditório António de Almeida Santos, na Assembleia da República.

O júri responsável pela avaliação das candidaturas é composto por um representante da Associação Portuguesa de Deficientes, um representante da Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa, um representante da Amnistia Internacional e duas personalidades a designar.

Para consultar o regulamento do Prémio Dignitas visite o website da Associação Portuguesa de Deficientes www.apd.org.pt

Sobre a APD
A Associação Portuguesa de Deficientes, criada em 1972, tem por objeto a representação, promoção e defesa de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais das pessoas com deficiência portuguesas. Procura negociar e participar na elaboração da legislação, e em tudo que respeita à problemática das pessoas com deficiência, com organismos da Administração Central, Regional e Local e outras organizações. Desenvolve ações destinadas a sensibilizar, esclarecer e mobilizar a opinião pública para a amplitude e imperatividade da resolução dos problemas das pessoas com deficiência. A APD foi agraciada, em 10 de Dezembro de 2009, com o Prémio de Direitos Humanos da Assembleia da República e em 2014 com o título de Membro-Honorário da Ordem do Mérito da República Portuguesa.

Escola Superior de Comunicação Social
Na vanguarda da Comunicação
A Escola Superior de Comunicação Social, do Politécnico de Lisboa, é uma instituição de referência no ensino e na investigação nas áreas da Comunicação em Portugal.

A ESCS leciona cursos conferentes aos graus de licenciado e de mestre, bem como pós-graduações, nas áreas científicas do Audiovisual e Multimédia, do Jornalismo, da Publicidade e Marketing, e das Relações Públicas e Comunicação Empresarial. Todos os cursos visam uma formação de alto valor profissional, científico e de responsabilidade social, já que aliam a inovação científica e as tendências do mercado, e conjugam a componente concetual com saberes pragmáticos, tecnologia e experiências de cariz aplicado.

Esta estratégia manifesta-se, por exemplo, na organização e implementação de cursos de pós-graduação em áreas inovadoras, sempre em parceria com organizações líderes de mercado na sua área de atuação.

Desta forma, a Escola procura antecipar as necessidades de formação dos futuros profissionais da Comunicação.

A ESCS dispõe de um corpo docente altamente qualificado composto por doutorados e especialistas/profissionais reconhecidos no mercado em que atuam e de um conjunto de equipamentos tecnológicos, que permitem o desenvolvimento de projetos nas áreas da televisão/vídeo, rádio/áudio e multimédia. A Escola está equipada com: estúdios de televisão e de rádio; redação multimédia; salas de edição e pós-produção de vídeo; laboratórios multimédia e de informática; e laboratório de comunicação organizacional.

A articulação da ESCS com as empresas e as organizações não governamentais facilita o acesso dos diplomados ao mundo profissional. A permanente abertura da Escola à sociedade permite estabelecer protocolos com entidades reputadas na área da Comunicação, como a produtora SP Televisão, a RTP, a agência de publicidade Ogilvy, a consultora de comunicação LPM, entre muitas outras.

O sucesso dos alunos e diplomados é evidente, não só pela expressiva inserção no mercado de trabalho, mas também através da conquista de prémios nacionais e internacionais, em diferentes áreas da Comunicação.

A ESCS oferece, ainda, a oportunidade de os alunos participarem numa panóplia de atividades extracurriculares, as quais representam uma mais-valia para a sua formação pessoal, académica e profissional.

Site da ESCS: www.escs.ipl.pt
Para mais informações contacte:
Associação Portuguesa de Deficientes – 93 265 30 08

 Largo do Rato, 1B - 1250-185 Lisboa
   Telefone Geral: 21 3889883/4 – Fax: 213871095
  APD Lisboa                         
  Organização Não Governamental, fundada em 1972, com Estatuto de Utilidade Pública. Agraciada com o Prémio
  Direitos Humanos 2009 e com o título de Membro-Honorário da Ordem do Mérito da República Portuguesa em 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário