quinta-feira, 15 de março de 2018

Um livro que traz Fernando Pessoa para o meio de nós

Pouco nos interessa saber se Fernando Pessoa se embebedava, se afundava no ópio ou se espetou alguma agulha morfinómana no delicado braço. Nesta antologia organizada por Manuel S. Fonseca, Absinto, Ópio, Tabaco e Outros Fumos, o que conta é a forma como os vícios, as drogas americanas que entontecem, iluminam a escrita do poeta.
Absinto, Ópio, Tabaco e Outros Fumos, uma antologia alvarinha e desassossegada, nasceu da vontade de ter Fernando Pessoa no meio de nós, leitores comuns. Nasceu da vontade de ter Fernando Pessoa na rua, no café, onde ele possa fumar e beber. Tê-lo connosco, agora, enquanto ainda, em ruas e cafés, se possa fumar e beber. Este é um livro de vícios: pessoal e íntimo. Este é um livro de textos de e sobre vícios e dependências: drogas, álcool, ópio, tabaco e morfina. O livro está organizado como se fosse um romance, uma viagem ao fim da noite. Divide-se em cinco capítulos: Inocência, Êxtase, Confissões, Abandono e Decadência.
Inaugura-se, assim, a colecção Os Livros de Fernando Pessoa e está disponível nas livrarias a partir de 20 de Março. A Guerra e Paz publicará, em breve, novas antologias de Fernando Pessoa e dos seus heterónimos.
Esta edição, versão singela de papel e texto, sem imagens, apenas com os textos em que o poeta se funde fisicamente com as suas drogas, que são, aliás, em Pessoa, muito mais vícios da alma do que vícios do corpo.
«Ainda mais que os vícios do corpo, os vícios da alma pedem secretismo. E o segredo leva-nos ao romance», explica Manuel S. Fonseca, e é isso que une os cinco capítulos em que o livro se divide: «O que une tudo isto, livro, ópio e Pessoa, morfina, inocência e decadência é ser tudo isto, como ele mesmo disse, escadas para o sonho».

 ABSINTO, ÓPIO, TABACO E OUTROS FUMOS
Fernando Pessoa
Antologia organizada por Manuel S. Fonseca
15x23
112 páginas
12,00 €
Ficção/Poesia
Nas livrarias a 20 de Março
Guerra e Paz Editores | Os Livros de Fernando Pessoa

R. Conde Redondo, 8, 5.º Esq.
1150-105 Lisboa | Portugal




Nenhum comentário:

Postar um comentário