quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Projeto GANHA recupera habitats em Figueiró dos Vinhos



Terá lugar no próximo dia 24 de setembro, pelas 14h30, na Casa da Cultura de Figueiró dos Vinhos, a apresentação pública do projeto GANHA – Gestão sustentável de Acácia spp: controlo Natural e outras metodologias para a recuperação de Habitats em Áreas Classificadas.

O projeto, iniciado no ano passado e com duração até 2020, visa efetuar ações de gestão de plantas invasoras em 18 Áreas Classificadas cuja conservação está ameaçada, entre outros fatores, pela invasão por acácia-de-espigas (Acacia longifolia), mimosa (Acacia dealbata) e/ou austrália (Acacia melanoxylon).

Financiado pelo POSEUR, o programa tem como beneficiários a Universidade de Coimbra (beneficiário líder, através do Centre for Functional Ecology), as Câmaras Municipais de Figueiró dos Vinhos e de Vagos e o RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel, contando, ainda, com a participação da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra.

No concelho de Figueiró dos Vinhos estão previstas ações de beneficiação e recuperação de habitats, numa área de aproximadamente 20,08 hectares, nomedamente nos troços da Ribeira de Alge que atravessam as freguesias de Campelo e abrangem as povoações de Singral Cimeiro, Alge e Searas.

A sessão do dia 24, em Figueiró dos Vinhos, contempla, assim, não só a divulgação do projeto, mas também a visita a uma parcela de intervenção e uma ação de campo de descasque de acácia promovida pela Universidade de Coimbra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário