terça-feira, 14 de abril de 2020

Covid-19: Fundo Monetário Internacional alivia dívida de Moçambique


O Fundo Monetário Internacional (FMI) decidiu nesta segunda-feira (13) aliviar a dívida de 25 países pobres, entre eles Moçambique, como parte das medidas da instituição financeira para mitigar o impacto da pandemia da covid-19. O @Verdade apurou que o nosso país deverá beneficiar de um perdão de 10,9 milhões de SRDs.

O Conselho de Administração do FMI aprovou “com carácter imediato, o alívio da dívida de 25 países membros no âmbito do reforço do o Fundo Fiduciário para Alívio e Contenção de Catástrofes (CCRT, na sigla em inglês)” que é parte das medidas da instituição multilateral para minimizar o impacto económico do novo coronavírus.

Em comunicado recebido pelo @Verdade a directora executiva do Fundo Monetário, Kristalina Georgieva, explica que “os membros mais pobres e mais vulneráveis receberão estas doações para cobrir as suas obrigações de dívida com o FMI durante uma fase iniciail de 6 meses, podendo dessa forma canalizar uma fatia maior dos seus escassos recursos para actividades médicas de emergências que são vitais e outras medidas de alívio”.

Para além de Moçambique beneficiam deste perdão no serviço da dívida o Afeganistão, Benim, Burkina Faso, Chade, Comores, Gambia, Guiné-Conacry, Guiné-Bissau, Haití, Ilhas Salomão, Libéria, Madagáscar, Malawi, Malí, Nepal, Níger, República Centro Africana, República Democrática do Congo, Ruanda, Santo Tomé e Príncipe, Serra Leoa, Tajiquistão, Togo e o Yémen.

O @Verdade apurou esta decisão perdoa o serviço da dívida que o nosso país tem a pagar ao FMI entre 14 de Abril e 13 de Outubro, correspondentes a 10,9 milhões de SRDs (direitos especiais de saque), moeda da instituição equivalente a aproximadamente 15 milhões de dólares.

Só em 2020 o serviço da dívida de Moçambique ao Fundo Monetário ascende a 20.466.090 SRDs.


Após o Ciclone Idai, em Abril do ano passado, o FMI emprestou ao nosso país 85,2 milhões SDRs (equivalentes a 118,2 milhões de dólares norte-americanos), com taxa de juros zero, período de carência de 5,5 anos e maturidade final de 10 anos.

O @Verdade revelou que o Fundo Monetário Internacional deverá injectar no Orçamento de Estado de 2020 outro empréstimo estimado em 165 milhões de dólares norte-americanos para apoiar o Governo nas acções de resposta ao novo coronavírus.

Recorde-se que o @Verdade também revelou que Moçambique está a enfrentar a pandemia da covid-19 sem Orçamento de Estado, que ainda aguarda aprovação pela Assembleia da República, e que não incluiu os 50 milhões de dólares norte-americanos que o Ministério da Saúde quantificou para suprir as suas necessidades imediatas.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Nenhum comentário:

Postar um comentário