terça-feira, 14 de abril de 2020

Leiria | Aprovado projeto de reabilitação do Centro de Artes Vila Portela

Villa Portela transforma-se em Centro de Artes gerido pelo ...

Foi aprovado esta terça-feira em Reunião de Câmara o projeto de execução e início de procedimento de reabilitação e requalificação, restauro e conservação do Centro de Artes Vila Portela, em Leiria. 
O projeto, aprovado com os votos a favor dos vereadores do PS e abstenção do PSD, visa adaptar e reconverter os espaços exteriores e todo o edificado num novo equipamento público cultural, com uma área de implantação dos edifícios de aproximadamente 2.000 m2, sendo 17.000 m2 de zona verde/jardim. 

No edifício principal destaca-se a existência de áreas expositivas, áreas técnicas, biblioteca/sala de leitura e uma cafetaria aberta para o jardim. 

Nos restantes edifícios existirão zonas de produção, oficinas e salas polivalentes adaptáveis a novas necessidades e novos programas. 

Os jardins serão tratados e recuperados na sua totalidade, criando um espaço para eventos, um auditório ao ar livre, um espaço para as crianças, sendo todo o restante espaço envolvente tratado para lazer e receber espaços de exposição e outros eventos de natureza cultural. 

Este imóvel, adquirido pelo Município em 2017, foi, outrora, uma grande propriedade urbana com áreas de cultivo, incluindo casa de habitação, diversos cómodos de apoio e uma vasta área ajardinada. 

A casa de habitação, do tipo chalé suíço, mas fortemente inspirado na arquitetura dos chalés ingleses de estilo vitoriano, foi construída nos finais do século XIX, tendo sido um dos primeiros imóveis da cidade a possuir casa de banho no seu interior equipada com águas quentes e frias. 

É constituída por três pisos que albergam mais de vinte divisões, sendo o último piso em águas-furtadas, com coberturas diferenciadas que rematam em cornija e beiral saliente. 

A extensa área envolvente à casa de habitação apresenta um conjunto de diversas espécies vegetais, de inegável valor ecológico para a cidade. 

A Villa Portela foi classificada como Monumento de Interesse Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário