quinta-feira, 1 de junho de 2017

BVM: Quando as mulheres assumem o papel dos homens… e vão a luta!

Entre sexta-feira e domingo, Vila Nova de Poiares receberá o Campeonato Nacional de Salvamento e Desencarceramento. Isto é uma notícia, pois claro, mas a novidade que ela encerra é a de que a única equipa totalmente feminina é composta por seis jovens dinâmicas e audaciosas... dos Bombeiros Voluntários de Mira!
 desafio lançado pelo Comandante Nuno Pimenta foi feito em finais de Fevereiro aos "homens da casa", mas estes acabaram por "ir ficando para trás no que se refere a este processo", conta o Comandante ao Jornal Mira Online, pois as mulheres resolveram mostrar "que são um exemplo para os homens do Quartel"  e trataram de iniciar uma preparação que durou quase dois meses para chegarem a uma competição desta natureza, com o sentido de que tudo fizeram para "dignificar" o bom nome dos Bombeiros a quem pertencem e aos seus próprios talentos.
Mas, como é óbvio, isto não é só "ir a luta". Foi preciso comprar equipamentos especiais, indicados para a competição, que acabarão por ser uma enorme mais-valia no futuro em operações no terreno, que custaram "cerca de 1.500,00 euros" o que, convenhamos, não é um valor pequeno para uma instituição - todos sabemos - que não nada em dinheiro! Por isso, Pimenta e elas aproveitaram por agradecer a Direção encabeçada por Vítor Madail, por mais este esforço financeiro.
Cada equipa tem de ser batizada com um nome escolhido pelos seus elementos. O nome desta equipa recheada de jovens lutadoras é "Diabas Negras" e, por mais que a reportagem tentasse perceber a origem deste nome, foi mesmo impossível definir, já que cada uma delas dava a sua versão, e nenhuma condizia com a outra. Elas lá saberão o motivo real, mas o que fica mesmo é a certeza de que elas são "uma equipa na acepção da palavra", como fizeram questão de salientar.
Durante o final de semana terão, como todas as outras equipas, de prestar duas provas com o tempo e as pontuações sempre em mente. A primeira será o que se designa Manobra Standard, onde terão 20 minutos para atuar no salvamento e no desencarceramento de uma vítima. Já a segunda prova recebe o nome de Manobra Complexa - o nome já diz muito das dificuldades acrescidas que elas terão - onde, em 30 minutos terão de atuar com duas vítimas.
Não será fácil, pois claro, mas elas tem recebido (e agradecem imenso) a colaboração dos "Municipais da Figueira da Foz", uma equipa com experiência nestas lides e que serão, em conjunto com estas jovens, a outra equipa que representará o Distrito de Coimbra nesta competição.
O que interessa-lhes "é participar e conseguir um resultado - seja ele qual for - que traduza a evolução crescente" que têm sentido desde o início dos treinamentos. A evolução tem sido contínua e isso acabará por se traduzir numa prova de qualidade por parte destas seis raparigas. Márcia, Diana,Sofia Mesquita (a capitã da equipa), Filipa, Dora e Sofia Miranda darão "tudo por tudo para, além de desfrutar ao máximo, aprender com tudo o que acontecer durante a competição, para além de levar o mais longe possível o nome da terra e dos Bombeiros mirenses".
Por fim, fizeram questão de fazer mais três agradecimentos que consideram "indispensáveis, já que muito contribuíram para chegarmos ao estágio em que chegamos: ao colega Luís Carlos (o "Penca", como é carinhosamente chamado por todos) por ter construído e preparado os cenários necessários para que os treinos fossem o mais real possível. Para além dele, também há o sr. Modesto Barreto que dispensou-nos três viaturas para que pudéssemos trabalhar cada ponto da nossa atuação e, também, as nossas "vítimas" que foram o Rafael Seiça e o Henrique, que também nos ajudaram imenso neste longo período de treinamento".
Agora, resta-nos a todos esperar pelo que daí sairá. Mas, seja qual for o resultado, elas são verdadeiras vencedoras antecipadas: não deixaram a ideia ruir, nem se esconderam por detrás de qualquer desculpa. Assumiram as suas vontades, marcaram posições, definiram liderança e entrarão em campo aberto com o mesmo espírito de abnegação e sacrifício pessoal que fazem delas, todos os dias do ano, Bombeiras com qualidade e simpatia. E, só que não as conhece realmente, pode colocar esta afirmação em causa!

Francisco Ferra
N.R. - Durante a entrevista e a sessão fotográfica, somente quatro delas estiveram disponíveis, já que duas estavam fora, a tratar de situações pessoais. Fica aqui a promessa de serem retratadas durante o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário