quarta-feira, 24 de agosto de 2016

360º - Sismo devastador em Itália faz pelo menos 21 mortos. E o que se passou realmente em Ponte de Sor?

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
Um sismo devastador provocou destruição, medo e desespero esta madrugada no centro de Itália (e sentiu-se em Roma). O número de mortos já vai em 21 e tem crescido a cada minuto. Há testemunhos impressionantes: o autarca de Amatrice diz que "três quartos da cidade não estão lá"; os habitantes de Accumoli estão a escavar com as próprias mãos para salvar uma família de quatro pessoas presas debaixo dos escombros; um outro autarca afirmou que "agora que a luz do dia chegou, vemos que a situação é ainda mais terrível do que temíamos".
O Observador está a seguir os acontecimentos em direto, num liveblog especial, com relatos, vídeos, mapas e imagens. E também já tem um artigo com as primeiras fotografias (impressionantes) da tragédia.

Já está fechado o plano final para a Caixa Geral de Depósitos. O OK final foi dado ontem pela Comissão Europeia a uma recapitalização total de 4,6 mil milhões de euros, com uma injeção direta por parte do Estado de 2,7 mil milhões. Quanto à composição da administração, já há também um número final: não poderão ser mais do que 15 (o Governo queria 19). A notícia foi avançada pelo Público.
Passos Coelho falou ontem sobre o processo da Caixa e deixou uma frase forte: trata-se de uma "espécie de manual do que não se deve fazer num Estado democrático".

O FC Porto apurou-se ontem para a Liga dos Campeões (e ganhou 14 milhões de euros, o que também ajuda). Os números que importa reter: 3 golos (contra zero do Roma); 2 expulsões; e 28, o número da camisola de Felipe, que marcou o primeiro golo. Na crónica do jogo, Rui Miguel Tovar escreve: "O Porto controla, domina e goleia. Três (só o Real Madrid ganhara desta forma expressiva no Olímpico, em 2002 e 2004, esta última com bis de Figo). Três é a conta do Porto. E a de Portugal na Liga dos Campeões. Todos juntos no sorteio de 5.ª feira".


Informação relevante
A Polícia Judiciária enviou uma brigada de Lisboa para Ponte de Sor para investigar o caso das agressões que envolvem os dois filhos do embaixador do Iraque em Portugal. Há muita gente para ouvir: já com inúmeras versões sobre o que aconteceu naquela noite, o Observador fez uma reconstituição dos acontecimentos. E há mais um dado de ontem: o padrasto da vítima diz que pode ter estado uma "terceira pessoa" envolvida na agressão, alguém que teria filmado tudo.
Este caso está a deixar muita gente perplexa: afinal, a imunidade diplomática é uma garantia de impunidade? Quem tem direito a ela? O que é que o Estado pode fazer contra quem a invocar? O João de Almeida Dias responde a estas perguntas (e a várias outras) num Explicador sobre este processo.

António Guterres tem menos um adversário (já só são nove): o ex-primeiro-ministro do Montenegro Igor Luksic anunciou a sua desistência da corrida ao cargo de secretário-geral da ONU.

Catarina Martins voltou a falar do facto de "todos os dias" se "arrepender" da "geringonça". Depois das ondas de choque (foram muitas, e algumas despropositadas), insistiu: "Houve um primeiro-ministro que dizia que nunca tinha dúvidas. Não sei se alguém tem saudades dessa forma de olhar a política, mas quem é sério naquilo que faz naturalmente assume as dificuldades com que vive".

O Governo vai mesmo rever o regime de deduções de despesas de educação no IRS. Basicamente, volta tudo ao que era antes: acaba a restrição que apenas permitia usar nesse campo as despesas com IVA a 6% ou isentas de IVA.

Um turista francês esfaqueou esta madrugada duas pessoas num hostel da Austrália depois de gritar "Allahu Akbar" ("Alá é grande"). Há um morto e um ferido em estado crítico. A polícia assegura que não está à procura de eventuais cúmplices nem existe o perigo de mais ataques.

A polémica com a proibição do burkini em França já teve uma consequência: a peça de roupa esgotou nas lojas da Marks& Spencer.
No Observador, há esta manhã dois artigos de opinião que falam sobre este tema. Um de Luís Aguiar-Conraria ("Feminismos à medida") e o outro de Maria João Marques ("As/os feministas louc@s não deixam as mulheres ser objecto de desejo").

Mais um problema para Dilma Rousseff: o Tribunal Superior Eleitoral investigou as suas contas de campanha e ficou com suspeitas em relação a alguns valores. O caso pode ainda apanhar o Presidente interino, Michel Temer.Amanhã, Dilma irá ao Senado brasileiro defender-se. O julgamento do impeachment do seu mandato começa às 13h. 

O novo iPhone7 está quase, quase, quase a chegar. Como sempre, a Apple mantém as novidades em absoluto segredo, como se estivesse a proteger as últimas poupanças de uma velhinha de 90 anos. E, como sempre, os especialistas divertem-se a tentar furar o segredo, como se estivessem a tirar doces a uma criança de 5 anos. Os rumores mais credíveis falam numa boa novidade (o telemóvel pode ser à prova de água - obrigado); numa inovação (uma câmara com maior qualidade - preparem as selfies); e num choque (o fim da entrada exclusiva para headphones com fios - e agora?).
 

Os nossos Especiais para ler no verão
É uma das polémicas do verão: os hotéis devem poder proibir o acesso de crianças para manter o sossego dos hóspedes? A Catarina Marques Rodrigues foi falar com todas as partes para tentar perceber as razões desta aparente alergia aos miúdos.


Notícias surpreendentes

Foi difícil, muito difícil. A Sílvia Silva testou um novo plano detox de três dias para compensar os excessos das férias. A dieta andou entre as sopas e as pipocas e no final perdeu um quilo. Valeu a pena? O melhor é ser ela a explicar, aqui.

Magda Goebbels, mulher do ministro da Propaganda nazi e considerada a "mãe modelo do Terceiro Reich", afinal era judia. O historiador Oliver Hilmes fez a descoberta num arquivo em Berlim. O pai de Magda acabaria por morrer num campo de concentração.

É um vídeo pouco comum: mostra um avião Canadair que esteve envolvido no combate aos fogos a reabastecer-se no rio Douro. Detalhe: quando desce ao nível da água, passa rente a um barco de turismo - e um dos pilotos diz adeus.

Jennifer Lawrence foi, pela segunda vez, a atriz mais bem paga do mundo. Entre junho de 2015 e junho de 2016ganhou 40,6 milhões de euros. As contas foram feitas pela revista Forbes, que garante que o top 10 das atrizes acumulou 220 milhões.

A partir de amanhã há cinema grátis em Lisboa. É no cinema Ideal, que comemora o segundo aniversário. Veja o cartaz completo.

Quais são os 100 melhores filmes do século? Se tem a sua lista já feita, confira-a com aquela que a BBC pediu a 177 críticos de todo o mundo.  Em 71.º lugar está o filme Tabu, do português Miguel Gomes (e em 1.º, caso esteja curioso, Mulholland Drive, de David Lynch).

Aqui, no Observador, estamos neste momento concentrados nos acontecimentos em Itália. Pode acompanhar todas as atualizações sobre o sismo desta madrugada no nosso liveblog.
Até já
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário