quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Doentes de cancro sem medicamentos

Resultado de imagem para Doentes de cancro sem medicamentos
Não se tratam de medicamentos inovadores e caros. Os doentes oncológicos portugueses estão com dificuldade em obter tamoxifeno, devido à incapacidade negocial de Portugal junto dos laboratórios.
A estratégia de vendas dos laboratórios farmacêuticos está a fazer com que falte em Portugal medicamentos padrão para o tratamento do cancro da mama, a denuncia parte da diretora da Unidade da Mama do Centro Clínico Champalimaud, Fátima Cardoso.
A investigadora disse ao programa da TSF "Conversa DELAS" que já tem "algumas doentes com dificuldade em acesso a um dos medicamentos mais importantes na oncologia que é o tamoxifeno. O medicamento que mais vidas salvou em relação ao cancro da mama".
Fátima Cardoso sublinha que "estivemos mais de um ano sem um medicamento indispensável para o tratamento das metástases cerebrais. Tivemos esse medicamento durante uns meses e já não o temos outra vez".
Para fazer face a esta carência originada pela política de vendas dos laboratórios, "a nível europeu há muitos países que se estão a unir para terem maior poder de negociação" face à industria.
Neste sentido, "Portugal não pode ficar para trás e temos que nos unir a outros" a outros Estados porque "os doentes portugueses não podem ficar sem acesso" a medicamentos importantes e que nem sequer são medicamentos inovadores, conclui Fátima Cardoso.
TSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário