quinta-feira, 20 de outubro de 2016

QUINTA NO MEIO DO DESERTO VAI PRODUZIR TONELADAS DE ALIMENTOS COM SOL E ÁGUA DO MAR



 
Luz solar e água do mar: é esta a receita da quinta Sundrop para fazer crescer, no meio do deserto australiano, 18 mil tomateiros, com capacidade para produzir até 15 mil toneladas de tomates por ano.
A quinta é a prova de que, mesmo sem solo adequado, sem recurso a combustíveis fósseis, sem água subterrânea ou pesticidas, mas com a devida inteligência humana, pitadas de tecnologia e boas intenções, é possível plantar diversos alimentos nas condições mais adversas.
As plantações da Sundrop Farms são feitas dentro de uma estufa hidropónica forrada simplesmente com cartão encharcado com água. A plantação no deserto australiano tem uma extensão de 20 hectares e foi inaugurada a 6 de outubro.
(dr) Sundrop
-
A água é retirada do Golfo Spencer, e todos os processos elétricos dentro da estufa – incluindo a dessalinização da água do mar – recorrem a energia renovável, através de 23 mil espelhos que refletem luz solar para uma torre recetora.
Os primeiros tomates produzidos pela quinta Sundrop já estão a ser distribuídos nos supermercados do país, e a promessa é de expansão: em breve começará a produzir outros alimentos, como frutas epimenta.
As plantas são cultivadas dentro de cascas de coco, e a quinta utiliza insetos específicos para controlar as possíveis pragas.
(dr) Sundrop
-
A infraestrutura desta quinta custou 200 milhões de dólares, mas o CEO da Sundrop Farms garante que muito em breve o investimento irá compensar: o facto de não precisar de combustíveis fósseis não só ajuda no orçamento da empresa, como também no lucro ambiental que este tipo de construções trará para o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário